01/06 domingo - das 14h as 17h - CENTRO DE VIVENCIA , ESALQ (em frente ao restaurante universitário)
CRIAÇÃO DE COMPOSIÇÕES
WORKSHOP OPOVOEMPÉ
Conduzido por Cristiane Zuan Esteves , com assistência de Pedro Semeghini, o workshop aborda um método de criação de composições a partir de exercícios utilizados no processo de construção de Arqueologias do Presente - A Batalha da Maria Antônia. Os participantes serão convidados a criar pequenas composições com o impulso dos temas abordados a respeito da repressão e da ideologia dominante na época da ditadura militar brasileira.
OPOVOEMPÉ surgiu em São Paulo, com trabalho baseado no ator-criador e na pesquisa de diferentes relações teatrais no contexto contemporâneo. A diretora Cristiane Zuan Esteves e as atrizes Ana Luiza Leão, Graziela Mantoanelli, Manuela Afonso e Paula Possani formam o núcleo permanente de criação. Desde 2005, OPOVOEMPÉ realiza a Guerrilha Magnética, série de intervenções em espaços públicos.
Em 2007, realizou 9:50 Qualquer Sofá. Em 2008, participou do UrbanFestival, em Zagreb, Croácia, e da Mostra SESC com Out of Key(s). Em 2009, após se apresentar em Munique, Alemanha, estreou o Projeto AquiDentro AquiFora, contemplado com o Fomento ao Teatro, com o Prêmio de Melhor Ocupação de Espaço da Cooperativa Paulista, indicado pela Revista Cult entre os melhores espetáculos da década. Em 2011, pesquisou com Lume Teatro através do Rumos Itaú. Em 2012, criou A Máquina do Tempo (ou longo agora), indicado ao Prêmio Governador do Estado. Acaba de voltar de residência artística na Dinamarca.
Para Arqueologias do Presente – A Batalha da Maria Antonia, Cristiane Zuan Esteves e Manuela Afonso do OPOVOEMPÉ convidaram Mariana Senne, Ieltxu Ortueta, Pedro Semeghini e fizeram workshops com colaboradores.
Em A Batalha da Maria Antonia os participantes e o público entram em um salão de jogos, onde são convidados a compartilhar memórias, negociar significados, realizar acordos e refletir sobre a construção de formas de democracia. Segue-se uma exploração guiada pelo prédio da Maria Antonia, sede da antiga Faculdade de Filosofia da USP, importante pólo de resistência ao Regime Militar, esvaziada em 68 como parte do projeto de Repressão. Entre o documental, o lúdico, o possível e o sonho, o trabalho busca abrir brechas nas lógicas habituais entre história, presente e utopia.
Primeira parte do projeto "Arqueologias do Presente", com concepção de Cristiane Zuan Esteves, diretora do Opovoempé, o trabalho propõe uma experiência não-convencional ao espectador. Busca os vestígios da Ditadura Militar Brasileira na estrutura da sociedade e, sobretudo, no seu imaginário.
PARA SE INSCREVER BASTA ENVIAR E-MAIL COM NOME E CONTATO E ALGUMAS LINHAS SOBRE SEU INTERESSE PARA mariatendlau@usp.br - não é necessária experiência prévia.
APROPRIAÇÃO DE TEXTO E CRIAÇÃO DA FALA CÊNICA
com Rejane K. Arruda.
Gratuito
Ministrada por Rejane k. Arruda,
a oficina pretende trabalhar o ato de apropriação do texto e construção
da fala cênica a partir de procedimentos investigados na Universidade
de São Paulo em pesquisas continuadas junto ao Centro de Pesquisa em
Experimentação do Ator (CEPECA).
Trata-se
de construir suportes com materiais acústicos não enunciados e a pulsão
da fala através da memorização pela escrita, para que esta entre em
jogo (composição, relação) com os materiais plásticos-corporais,
visualizações e instruções, gerando uma resultante inesperada que
implicará a inscrição na poética da cena.
Pretende-se
contribuir para a construção de um conhecimento acerca da criação
cênica e instrumentalizar atores e não atores para a sua práxis.
Rejane K. Arruda –
Mestre e doutoranda em Artes Cênicas pela ECA-USP. Desde 2006 desenvol
ve pesquisa continuada em pedagogia do teatro e formação do artista
teatral. É atriz, tendo trabalhado durante vinte anos continuamente em
teatro, cinema e televisão, e encenadora, com exercício da prática
pedagógica em diferentes espaços, como SP Escola de Teatro, Academia
Internacional de Cinema, Oficina de Atores Nilton Travesso e Teatro
Vocacional (São Paulo), Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC),
Escola Superior de Teatro e Cinema (Lisboa), Universidade de Vila Velha
(Espírito Santo). Suas pesquisas se voltam para a Apropriação de Texto
(mestrado) e o Ateliê do Ator-Encenador (doutorado). Tem artigos e
ensaios publicados em anais de congressos nacionais e internacionais e
em revistas da área.
nome, idade, telefone, e-mail e três linhas contando seu interesse e experiência em teatro
07/10 à 11/10 segunda à sexta
INTRODUÇÃO AO TEATRO E ALGUMAS POÉTICAS POLÍTICAS
com Roberta Carbone, workshop de teatro voltado a ação social, com algumas poéticas políticas para atuação em comunidades e ações para grupos e bairros.
Augusto Boal fazendo teatro jornal em 1975 |
Montagem de Aquele que diz sim/não pela Volksbühne na Alemanha |
Visando a contribuição da arte para construção autônoma do pensamento que se propõe este workshop. Pois, olhando para as referências históricas de nosso país, vê-se a importância do teatro para a formação de um sujeito consciente de seu papel social.
Pretende-se explorar o aspectos da utilização da arte teatral como ferramenta potente para a o debate de idéias, a organização do pensamento em um coletivo e a transformação social.
Esta oficina de uma semana pretende introduzir aspectos da utilização do teatro como ferramenta de ação em coletivos e comunidades. Destina-se a todos os interessados (com ou sem experiência em teatro) que buscam conhecer novos modos para estabelecer diálogo com grupos e coletivos, e novas possibilidades de condução de uma reflexão crítica mais vertical e poética.
O teatro, neste sentido, estabelece um espaço que reflite as ambiguidades e contradições de nossa sociedade, mas que permite entendê-las e intervir nelas. Busca-se um espaço capaz de redimensionar os olhares para o mundo e para nós mesmos.
Esta oficina de uma semana pretende introduzir aspectos da utilização do teatro como ferramenta de ação em coletivos e comunidades. Destina-se a todos os interessados (com ou sem experiência em teatro) que buscam conhecer novos modos para estabelecer diálogo com grupos e coletivos, e novas possibilidades de condução de uma reflexão crítica mais vertical e poética.
duas montagens de Brecht, no Rio Grande do Sul e em Berlim |
O teatro, neste sentido, estabelece um espaço que reflite as ambiguidades e contradições de nossa sociedade, mas que permite entendê-las e intervir nelas. Busca-se um espaço capaz de redimensionar os olhares para o mundo e para nós mesmos.
De acordo com os objetivos acima,
a oficina será desenvolvida na seguinte proposição:
1ø encontro: Princípios e utilização do jogo teatral como mecanismo de corporificação para o debate de idéias.
2ø encontro: A peça didática de Brecht: experimentação com os textos Aquele que diz sim e Aquele que diz não
3ø encontro: Boal e o teatro fórum
4ø encontro: Boal e o teatro jornal
5ø encontro: Experiências brasileiras da utilização da arte teatral como ferramenta de transformação social.
Roberta Carbone - Mestranda em História do Teatro do Departamento de
Artes Cênicas da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Educação
Artística com habilitação plena em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo
e tem formação técnica em Interpretação Teatral pelo Teatro Escola Macunaíma.
Tem experiência na área de teatro, atuando principalmente nos seguintes temas:
atuação, dramaturgia, teoria, história e arte educação. No mestrado, sob a
orientação da professora Maria Silvia Betti na ECA/USP, Roberta tem como objeto
de estudo o trabalho teatral de João das Neves desde a década de 1960 até o
início dos anos 80. O projeto abarca, assim, sua experiência nos Centros
Populares de Cultura, entre os anos de 1961 e 63. Refletindo então sobre os
CPCs e o papel do movimento estudantil em sua proposta e realização, é
impossível não pensar na mobilização universitária por meio, principalmente, da
arte. E, principalmente, em como essa mobilização se revelou decisiva tanto
para os caminhos futuros da cultura brasileira, como para a formação do
pensamento crítico de uma geração. 1ø encontro: Princípios e utilização do jogo teatral como mecanismo de corporificação para o debate de idéias.
2ø encontro: A peça didática de Brecht: experimentação com os textos Aquele que diz sim e Aquele que diz não
3ø encontro: Boal e o teatro fórum
4ø encontro: Boal e o teatro jornal
5ø encontro: Experiências brasileiras da utilização da arte teatral como ferramenta de transformação social.
Para se inscrever, enviar e-mail para tuspiracicaba@gmail.com ou para mariatendlau@usp.br, escrevendo Workshop no Assunto, com as informações abaixo:
nome, idade, telefone, e-mail e três linhas contando seu interesse e experiência em trabalhos com grupos e comunidades se houver - NÃO É NECESSÁRIA EXPERIÊNCIA COM TEATRO.
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